30 de mai. de 2009

DGLB

A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, organismo do Ministério da Cultura, foi criada pelo Decreto-Lei nº 92/2007, de 29 de Março, e pela Portaria nº 371/2007, de 30 de Março, com vista a assegurar a coordenação e a execução da política integrada do livro não escolar, das bibliotecas e da leitura.


Sítios úteis
Do extraordinário universo do livro, seleccionámos alguns dos mais pertinentes e originais sítios, blogues e páginas web que agrupámos nos seguintes tópicos:

ARTES GRÁFICAS E TIPOGRÁFICAS (...)


Nesta página para além de referenciarmos alguns dos mais interessantes sítios sobre artes gráficas, destacamos a relação design gráfico-alfabeto  e coligimos os mais importantes sítios sobre conservação e restauro.

Os sítios e blogues disponíveis na Internet sobre artes gráficas são tão criativos e originais quanto seria de esperar e  dada a quantidade e a qualidade de informação que disponibilizam, são também muito instrutivos. São também muitos. Consulte, a título de exemplo os quatro blogues da autoria da especialista La Salete de Sousa [...] que os concebe como uma compilação de vários artigos de diferentes autores: Design de ComunicaçãoGlossário TipográficoTipografia em Portugal e Tipografias.


Nesta página para além de referenciarmos alguns dos mais interessantes sítios sobre artes gráficas, destacamos a relação alfabeto – design gráfico e coligimos os mais importantes sítios sobre conservação e restauro.

Assim, em Portugal aconselhamos a consulta dos sitios:

Tipografia, o sítio do especialista português Paulo Heitlinger (professor na Universidade do Algarve), é provavelmente o sítio que mais informação sistematizada disponibiliza sobre artes gráficas e tipográficas, tanto de natureza prática, como técnica e teórica, incluindo um glossário  e notas sobre a história da tipografia.


Portal das Artes Gráficas de Rui Sebrosa, há 10 anos online, constitui uma referência no âmbito da indústria gráfica (50 000 acessos mensais) oferecendo essencialmente informação e ferramentas úteis.

The Ressabiator, o sítio sobre design gráfico de Mário Moura, professor (teoria da imagem, tipografia,book design) da Escola de Belas Artes do Porto.

Em outras línguas, nomeadamente em inglês, sugerimos os sítios Fonts  sobre fontes tipográficas e tipos de letra e Identifont sobre identificação de fontes. Fontself é um sítio especializado em criação de fontes personalizadas e em reconstrução. Garabatitos, o blogue do designer gráfico chileno Juan Pablo de Gregório e Francisca Reis ensina-nos quinze dicas para seleccionar um tipo de letra (versão inglesa no blogue Typies). 

[Ler mais...]