20 de jul. de 2010

FBAUP

Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto

Situada na zona oriental da cidade do Porto, a alguns minutos do centro histórico, a Faculdade de Belas-Artes ocupa um antigo palacete do século XIX em cujos jardins se construíram, nos anos 50, edifícios de interesse arquitectónico, especialmente concebidos para o ensino das disciplinas tradicionais das Belas-Artes.

Os candidatos à Faculdade de Belas Artes podem escolher entre licenciaturas de Pintura, Escultura e Design de Comunicação, com a duração de cinco anos. Todos os cursos mantêm uma forte componente de formação básica de Desenho e História da Arte, segundo o modelo tradicional do ensino das Belas-Artes. Contudo, as reformas curriculares efectuadas ao longo dos anos, têm contemplado a actualização de técnicas e métodos de ensino, assegurando assim, igualmente, uma formação em sintonia com as exigências da situação artística contemporânea. O trabalho desenvolvido pelos docentes é frequentemente complementado com a presença de convidados: artistas plásticos, designers, críticos de arte, galeristas, ou outros profissionais com uma contribuição a dar na formação de jovens artistas. Visitas de estudo e workshops constituem igualmente um elemento importante das actividades escolares.

A nível dos estudos de pós-graduação a FBAUP oferece um mestrado em Arte e Multimédia e ainda mestrado em Teorias da Arte e Comunicação com especialização nas áreas de Teoria da Pintura, Teoria da Escultura e Teoria do Design. Elementos do corpo docente orientam ou co-orientam doutoramentos em Pintura, Escultura, Desenho, Design de Comunicação e Ciências da Arte e Geometria.

Desde a sua fundação, em 1836, a Academia de Belas Artes manteve uma política de atribuição de bolsas no estrangeiro aos melhores alunos, que tradicionalmente se encaminhavam para Paris e Roma e enviavam regularmente exemplos do seu trabalho conservados, até hoje, na colecção do Museu da FBAUP. Actualmente, o intercâmbio entre instituições de ensino artístico europeias e a Faculdade de Belas Artes é intenso e continua a crescer tanto ao nível da mobilidade de estudantes como do intercâmbio de professores.


fonte: http://www.fba.up.pt/