9 de abr. de 2012

Eadweard Muybridge

>
Eadweard J. Muybridge ( /ˌɛdwərd ˈmaɪbrɪdʒ/; 9 de abril de 1830 – 8 de maio de 1904) foi um fotógrafo inglês conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento, além de inventor do zoopraxiscópio, um dispositivo para projetar os retratos de movimento que seria o precursor da película de celulóide, usada ainda hoje.
(...) 
Muybridge nasceu Edward James Muggeridge, em Kingston, Inglaterra. É possível que ele tenha mudado seu nome para combinar com o nome do rei Eadweard. Embora não tendo mudado seu nome até meados de 1870, mudou seu sobrenome para Muygridge, seguido por Muybridge - no lançamento de sua carreira fotográfica.
Em 1855 Muybridge chegou em São Francisco, começando sua carreira como agente e livreiro de um editor. Saiu de São Francisco no fim dessa década, e após um acidente em que sofreu lesões em sua cabeça, acabou retornando a Inglaterra por alguns anos. Reapareceu em São Francisco em 1866 já com o sobrenome Muybridge e tornou-se rapidamente bem sucedido na profissão de fotógrafo, concentrando-se em paisagens e assuntos arquitetônicos. [Ler mais...]

 fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge